6 dicas de como manter um controle efetivo do fluxo de caixa em sua farmácia

Controle O Fluxo De Caixa Da Sua Farmacia Seguindo Dicas Simples Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

5/5 - (1 vote)

Descubra o segredo para o controle efetivo do fluxo de caixa de sua farmácia

Mantenha o controle do fluxo de caixa de sua farmácia seguindo as dicas que preparamos para você

Gerenciar o fluxo de caixa é uma das tarefas mais desafiadoras para qualquer proprietário de empresa, inclusive para o setor de farmácias.

Entretanto, trata-se de um dos aspectos financeiros mais importantes para o sucesso de qualquer negócio, tendo em vista que ajuda a gerenciar suas receitas e suas despesas, identificando as principais fontes de faturamento, possíveis erros e riscos que podem afetar a saúde financeira do seu negócio.

Sendo assim, gerenciar o fluxo de caixa de sua farmácia é essencial se você quiser manter seu negócio organizado, saudável e lucrativo.

No entanto, se você cometer erros no fluxo de caixa, seu lucro pode ser afetado, assim como os seus clientes e fornecedores também podem sofrer, e você pode ser forçado a fechar seu negócio.

Dessa forma, se você quiser manter um controle eficaz do fluxo de caixa de sua farmácia, continue conosco e aproveite as dicas que preparamos.

O que é o fluxo de caixa e qual a sua importância?

O fluxo de caixa é um dos instrumentos mais importantes da gestão financeira de uma empresa. Consiste na movimentação dos recursos financeiros do negócio, considerando todas as entradas e as saídas em um determinado período.

A partir do controle dessa ferramenta financeira, é possível monitorar a saúde do seu negócio. Isso porque uma diminuição repentina no fluxo de caixa, por exemplo, pode sinalizar um problema. 

Pode ser um sinal de que as suas despesas estão superando sua renda ou que a sua empresa está recebendo pagamentos mais lentamente do que o normal.

Além disso, o fluxo de caixa identifica quando você precisa de mais capital, alerta quando há problemas com cobrança no prazo, com possíveis erros e fraudes, e destaca quaisquer áreas onde sua empresa possa usar medidas de redução de custos e despesas.

Diante disso, mantendo um efetivo controle do fluxo de caixa de sua farmácia, você poderá ficar fora do vermelho e garantir que seu negócio se mantenha saudável e lucrativo, além de poder tomar decisões mais estratégicas e assertivas em prol do sucesso do seu negócio.

Entretanto, caso você ignore essa importante ferramenta ou cometa erros em sua gestão, seu negócio ficará exposto a uma série de prejuízos. Saiba mais sobre eles a seguir!

Quais são os riscos de negligenciar o fluxo de caixa ou cometer erros em sua gestão?

Manter um controle efetivo do fluxo de caixa é crucial se você quiser evitar problemas financeiros em sua farmácia. Dentre os principais problemas que o seu negócio pode passar por negligenciar essa ferramenta, podemos citar:

  • Ter as finanças desorganizadas;
  • Ter mais despesas do que receitas;
  • Ter queda na lucratividade;
  • Gastar mais do que fatura;
  • Acumular dívidas;
  • Não conseguir efetuar o pagamento devido dos funcionários e dos fornecedores;
  • Decretar falência e encerrar as atividades.

São problemas que você não deseja nem deve enfrentar. Por isso, continue conosco para conferir nossas dicas de como manter o controle efetivo do fluxo de caixa em sua farmácia.

Veja também os materiais sobre uma gestão efetiva de farmácias que preparamos para você e que irão ajudar a manter seu negócio saudável, organizado e lucrativo:

6 dicas de como manter o controle efetivo do fluxo de caixa em sua farmácia

     1. Organize e administre as contas de sua farmácia

A primeira coisa que você precisa fazer para uma gestão eficaz do fluxo de caixa é colocar todas as suas contas em ordem. Isso significa que você terá uma ideia clara de quanto dinheiro está entrando em sua empresa e de quanto dinheiro está sendo gasto.

     2. Certifique-se de ter dinheiro suficiente em caixa

Cada negócio incorre em despesas diárias. Portanto, é necessário ter o cuidado de ter, no caixa de sua farmácia, os recursos financeiros necessários para pagar seus fornecedores e funcionários. 

Caso contrário, você pode ter que pedir uma prorrogação ou recorrer a um empréstimo. Estas duas opções lhe custarão mais do que se você possuísse o dinheiro suficiente em seu negócio. 

     3. Separe suas contas pessoais das contas da farmácia

Outro ponto fundamental é que você não misture suas contas. Ou seja, não utilize um cartão pessoal para pagar despesas da farmácia e não realize o dinheiro da farmácia para pagar contas pessoais, por exemplo. 

Tudo isso irá dificultar o diagnóstico financeiro do seu negócio e a análise do fluxo de caixa.

     4. Mantenha o fluxo de caixa atualizado

Você precisa manter o registro atualizado do seu fluxo de caixa, registrando todos os valores, até mesmo os centavos, das movimentações financeiras, bem como data e fonte de cada movimentação.

O ideal é que esse registro seja realizado diariamente para evitar esquecimentos e garantir maior precisão.

     5. Utilize softwares específicos

A tecnologia pode ser uma verdadeira aliada do seu negócio. Afinal, realizar todos esses registros no papel, além de ser um processo mais demorado, é mais suscetível a erros e perdas.

Sendo assim, utilize planilhas no Excel e softwares específicos para a gestão do caixa.

     6. Analise as informações obtidas do seu fluxo de caixa

Não basta só registrar suas movimentações financeiras. É importante analisar as informações obtidas para entender as suas principais fontes de receitas, quais precisam ser otimizadas, suas principais fontes de despesas e quais gastos podem ser reduzidos e/ou cortados… Para entender como anda a saúde financeira de sua farmácia.

Conte com o suporte especializado da KIP Soluções!

Sabemos que manter um controle efetivo do fluxo de caixa de uma farmácia não é fácil. Afinal, são assuntos da área contábil e que, portanto, exigem conhecimento específico, além de tempo e dedicação.

Sendo assim, para evitar erros no seu controle de caixa, evitando todos os problemas que citamos anteriormente, é fundamental contar com o suporte de especialistas contábeis para cuidarem da gestão do seu fluxo de caixa.

Nesse sentido, saiba que nós, da KIP Soluções, somos uma contabilidade especializada no setor de farmácias e vamos cuidar de todo o processo que envolve o seu fluxo de caixa para manter o seu negócio saudável, organizado e lucrativo.

CLIQUE AQUI PARA UM CONTROLE EFETIVO DO FLUXO DE CAIXA DE SUA FARMÁCIA!

Summary
6 dicas de como manter um controle efetivo do fluxo de caixa em sua farmácia
Article Name
6 dicas de como manter um controle efetivo do fluxo de caixa em sua farmácia
Description
Mantenha o controle do fluxo de caixa de sua farmácia seguindo as dicas que preparamos neste artigo para você
Author
Publisher Name
KiP Soluções
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

5/5 – (1 vote) Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top