Cai na malha fina, e agora?

Descubra O Que Fazer Se Cair Na Malha Fina Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Rate this post

Saiba o que fazer caso você tenha caído na malha fina

Você caiu na malha fina e não sabe o que fazer? Leia o artigo que preparamos e entenda o que precisa ser feito!

Cair na malha fina é uma das grandes preocupações de pessoas físicas que enviaram suas declaração de IRPF, mas, e o que fazer quando isso já não é mais uma possibilidade, mas sim um fato na sua vida?

Fizemos o artigo de hoje para ajudar você nessa questão!

Nele a gente vai bater um papo sobre o que, de fato, é a malha fina, como ela funciona, quais os cuidados que você precisa ter para evitá-la e manter um bom relacionamento com o fisco e como agir ao cair na malha fina.

Nesse contexto, fique com a gente até o final e faça uma ótima leitura!

O que é a malha fina?

Sabemos que o Brasil é um país de elevada carga tributária, essa também é uma realidade enfrentada por pessoas físicas.

Nesse contexto, não é raro que contribuintes busquem maneiras ilegais de evitar o pagamento de impostos, e, com isso, acabam causando prejuízo aos cofres públicos.

Então, por conta disso, foi criada a malha fina.

A gente pode entendê-la como o sistema do governo que busca coibir crimes de sonegação fiscal.

Consiste no cruzamento de informações proveniente de declarações enviadas por diferentes contribuintes.

Por exemplo, imobiliárias são obrigadas a transmitir periodicamente a Dimob (Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias).

Dentre outros dados, ela demonstra quais os imóveis foram vendidos e para quem, sendo que essas informações são atreladas a CPFs, por exemplo.

Caso você, em um período, tenha adquirido um imóvel residencial e não o tenha declarado em seu IRPF, quando o governo cruzar os dados da sua declaração, poderá identificar algum aspecto irregular, fazendo com que você caia na malha fina.

Quais os cuidados que você precisa ter para evitá-la?

Então, não tem segredo, para evitar que você caia na malha fina é importante que faça tudo da maneira correta.

Para isso, inicialmente é importante conhecer a legislação do Imposto de Renda aplicada à pessoa física, isso ajudará você a entender quais situações do seu dia a dia são relacionadas ao tributo.

Feito isso, é essencial levantar e arquivar todos os documentos da maneira adequada, como extratos bancários, relatórios de rendimentos, dentre outros.

Eles vão ajudar você no preenchimento do programa do IRPF e em uma possível prestação de contas, quando necessário.

Também é fundamental que você conheça os softwares usados para transmitir as informações do imposto, quais os campos corretos os quais devem ser preenchidos, etc.  

Lembre-se sempre de conferir os números informados, vírgulas ou números postos em locais errados podem contribuir para que você caia na malha fina.

Sendo assim, antes de transmitir, revise sua declaração.

Cuidado com o uso indevido de deduções, perceba que nem todos os gastos com saúde e educação podem ser usados para abater do tributo.

O que fazer quando se cai na malha fina?

Porém, e no caso de você já ter caído na malha fina, o que fazer?

Inicialmente o importante é manter a calma, isso pode acontecer também por conta de pequenos erros de preenchimento, os quais podem ser corrigidos.

Então cuide de levantar toda documentação pertinente à sua declaração, ela será necessária para que você possa comprovar os números presentes no arquivo enviado.

Ainda, para que você tenha mais segurança, o ideal é conversar com um especialista, ele poderá analisar a situação que fez com que você caísse a malha fina, e ajudará com orientações mais específicas sobre o que deve ser feito para evitar maiores problemas.

KIP Soluções: alternativas completas para você ter mais tranquilidade com suas obrigações

Como percebemos, a malha fina é uma estratégia do Estado para coibir a sonegação fiscal, sendo que o preenchimento correto da sua declaração de IRPF é a forma mais inteligente de ficar longe dela.

Nesse viés, caso você já tenha caído nela, manter a calma, organizar a documentação que será apresentada ao agente fiscalizador e conversar com um especialista na área vão ajudar você a resolver esse cenário.

A boa notícia é que nós, da KIP Soluções, entendemos de IRPF e estamos prontos para ajudar você em situações que envolvam malha fina.

Quer saber como?

Clique no botão abaixo, entre em contato conosco, converse com um de nossos especialistas e conheça os benefícios de contar com os nossos serviços!

CLIQUE AQUI E TENHA AUXÍLIO NA HORA DE DECLARAR SEU IR!

Summary
Cai na malha fina, e agora?
Article Name
Cai na malha fina, e agora?
Description
Saiba o que fazer caso você tenha caído na malha fina. Leia o artigo que preparamos e confira informações para sair da malha fina.
Author
Publisher Name
Kip Soluções
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

Rate this post Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a tributação

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

Rate this post Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode gerar

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

Rate this post Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer o

Migrar De Mei Para Me Descubra Como Fazer Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Migrar de MEI para ME: como fazer?

Rate this post Entenda como deve ser feito o procedimento de migrar de MEI para ME Precisa saber como migrar de MEI para ME? Leia o artigo que preparamos e entenda! Um dos objetivos de quem recolhe como Microempreendedor Individual

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
07 - KiP  Soluções Contabilidade