Como fazer o cadastro de produtos em sua loja e materiais de construção?

7 Dicas Fundamentais Para Cadastro De Produtos Em Sua Loja De Materiais De Construção Blog Kip (1) - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

5/5 - (1 vote)

Saiba como fazer um cadastro de produtos efetivo em sua loja de construção

Descubra como fazer um cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção de forma efetiva e evite prejuízos em seu negócio

São muitas as responsabilidades que um gestor de uma loja de materiais de construção precisa ter. Uma dessas responsabilidades é em relação ao cadastro de produtos, mas muitos gestores acabam negligenciando esse importante processo.

Você realiza o cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção de forma correta e estratégica?

Estamos falando de um processo de grande importância para uma gestão organizacional efetiva. Por isso, deve ser realizado corretamente a fim de evitar prejuízos para o seu negócio.

Sendo assim, no artigo de hoje, nós, da Kip Soluções, vamos apresentar um guia prático, atualizado e efetivo com tudo o que você precisa saber sobre o cadastro de produtos e com dicas essenciais para você realizar esse processo de forma correta.

Confira!

O que é um cadastro de produtos?

Podemos definir o cadastro de produtos como um processo que reúne, organiza, classifica e armazena as principais informações sobre os produtos que são comercializados em um empreendimento.

 Dessa maneira, é possível ter um maior controle de estoque, de vendas, dos tributos cobrados etc., tornando esse cadastro uma das principais ferramentas de uma boa gestão organizacional. 

Ao entender o conceito do cadastro de produtos, já deu para entender um pouco sobre a importância desse processo para a sua loja de material de construção, não é mesmo? 

Contudo, a fim de que tudo fique ainda mais esclarecido, separamos alguns pontos que são otimizados devido a esse processo. Confira!

Qual a importância do cadastro de produtos para a sua loja de materiais de construção?

Para que você entenda melhor a importância do cadastro de produtos, separamos alguns pontos importantes. São eles:

Planejamento de compras efetivo e maior controle do estoque

Ao ter o registro e o controle de todos os materiais de construção presentes em seu estoque e disponíveis para venda, o processo de compra de novos materiais para repor o estoque se torna mais fácil e assertivo.

Isso porque você saberá exatamente o que precisa ser comprado, a quantidade que precisa ser comprada e quando essa compra deve ser realizada.

Dessa maneira, você passa a ter um planejamento de compras efetivo e maior controle do seu estoque.

Captação e retenção de clientes mais efetiva

Conhecer bem o seu estoque e os seus materiais de construção irá permitir que você mantenha a sua loja sempre atualizada e abastecida, o que reduz as chances de perder vendas e clientes por não possuir o produto que eles procuravam.

Além disso, ter uma loja atualizada e abastecida pode ajudar a captar e a reter clientes, além de melhorar a imagem do seu negócio, pois os clientes terão a segurança de que encontrarão o que procuram em sua loja.

 Evita problemas com a fiscalização e reduz as chances de realizar o pagamento indevido de tributos

 Muitos dos materiais de construção vendidos em sua loja estão sujeitos à tributação. Por isso, realizar o cadastro desses produtos corretamente, inserindo todos os dados fiscais, além de manter as informações atualizadas, irá reduzir as chances de você realizar o pagamento indevido desses tributos e de ter problemas com a fiscalização.

Esses são só alguns dos benefícios de realizar o cadastro de produtos corretamente. Entretanto, já deu para entender que esse processo envolve todas as áreas do seu empreendimento e, por isso, é extremamente importante.

Por outro lado, negligenciar o cadastro de produtos pode trazer uma série de problemas para a sua loja de materiais de construção. Entenda mais sobre eles a seguir!

Quais são os riscos de negligenciar o cadastro de produtos em sua loja?

Negligenciar o cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção é algo que pode ser fatal para o seu negócio. Isso porque, como vimos, esse processo é fundamental para a gestão organizacional da empresa.

Dentre os principais riscos que a sua loja pode correr ao negligenciar ou não realizar esse processo, podemos citar:

  • Excesso ou falta de produtos;
  • Perda de credibilidade e confiança por parte dos clientes devido à falta de materiais;
  • Insatisfação dos clientes;
  • Queda da produtividade e da lucratividade;
  • Excesso de gastos desnecessários;
  • Perda de dinheiro;
  • Desorganização da gestão;
  • Desequilíbrio financeiro.

Definitivamente, são riscos que você não deseja correr em sua loja. Diante disso, no próximo tópico, vamos apresentar 6 dicas fundamentais para que você realize o cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção de forma correta e efetiva. Acompanhe!

Como fazer o cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção?

Existem muitas formas para realizar o cadastro de produtos em sua loja de materiais de construção de forma correta e efetiva. Por isso, reunimos 7 dicas fundamentais para que você realize esse processo sem grandes dores de cabeça e de forma bem-sucedida. Confira!

  • Utilize um sistema especializado para realizar a integração e o cadastro dos dados;
  • Crie uma metodologia para cadastrar os materiais de construção corretamente;
  • Crie um padrão para realizar a descrição e o registro dos materiais;
  • Separe e organize os materiais de construção por categorias;
  • Mantenha os cadastros atualizados;
  • Faça inventários periódicos;
  • Estruture os processos logísticos.

Dica bônus: conte com o suporte especializado da Kip Soluções!

Sabemos que manter uma loja de materiais de construção organizada, lucrativa e atrativa não é uma tarefa fácil. Com tantas obrigações e ações que precisam de sua atenção, algumas atividades podem acabar sendo negligenciadas, como o cadastro de produtos.

 A boa notícia é que você não precisa — nem deve — passar por todos esses processos e desafios sozinho. Contar com uma contabilidade especializada no seu setor de atuação pode ser a solução para os seus problemas.

 Por isso, é importante que você saiba que, nós, da Kip Soluções, somos uma contabilidade especializada em lojas de materiais de construção que atua há quase 20 anos no mercado trazendo maior segurança, qualidade e eficiência para a gestão de cada um dos nossos clientes.

 Com o nosso suporte especializado, você terá mais tempo para se dedicar à atividade principal de sua empresa, enquanto nós cuidamos dos processos contábeis, tributários, legais, trabalhistas e burocráticos para você.

 Envie uma mensagem para conversarmos sobre a sua situação e sobre como podemos ajudar você e a sua empresa.

 Aguardamos o seu contato!

CONTE COM A CONTABILIDADE CERTA PARA A SUA LOJA DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO!

Summary
Como fazer o cadastro de produtos em sua loja e materiais de construção?
Article Name
Como fazer o cadastro de produtos em sua loja e materiais de construção?
Description
Saiba como fazer um cadastro de produtos efetivo em sua loja de construção. Leia o nosso artigo e confira mais informações!
Author
Publisher Name
KIP Soluções
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

5/5 – (1 vote) Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

5/5 – (1 vote) Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

5/5 – (1 vote) Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top