Gestão financeira: como ter em minha loja de material de construção?

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Gestão financeira: dicas para manter sua loja de materiais de construção funcionando sem problemas

Método eficaz para ter uma gestão efetiva em sua loja de material de construção

Como diz o ditado, não há negócio sem escrituração contábil. Manter um sistema de contabilidade organizado é essencial para que qualquer empresa prospere. Se você é proprietário de uma loja de materiais de construção ou de melhoria da casa, é provável que você esteja fazendo malabarismos com numerosas faturas e pagamentos a qualquer momento. 

Um sistema de gestão financeira bem gerenciado não só ajudará sua empresa a acompanhar suas despesas como também tornará o tempo de impostos muito mais simples. Afinal, de que adianta ter lucro se você não pode economizar? Neste artigo compartilharemos algumas dicas que o ajudarão a racionalizar sua gestão financeira como um pequeno empresário independente.

Veja também: 

Estabelecer um processo para receber pagamentos

Manter o controle de seus recebíveis é essencial para administrar um negócio de sucesso. Se você aceita dinheiro, crédito ou cheques, cabe a você decidir quais são os métodos de pagamento mais convenientes para seus clientes.

Entretanto, você deve considerar todas as vantagens e as desvantagens de cada método de pagamento. Os cartões de crédito têm o maior risco de estornos, enquanto os cheques têm o maior risco de fraude. Os pagamentos em dinheiro, por outro lado, são difíceis de serem rastreados e podem ser menos confiáveis. 

Se você decidir aceitar pagamentos com cartão de crédito, você pode usar um sistema POS (ponto de venda) para rastrear os pagamentos e gerar relatórios ao final de cada dia. Um sistema de PDV lhe dá a capacidade de estabelecer limites diários para cada funcionário, rastrear o inventário e fornecer a seus clientes uma experiência de checkout rápida e fácil.

Salvar tudo

Todo recibo gerado em sua empresa deve ser salvo. Estes documentos serão inestimáveis em tempo de impostos. Suas despesas comerciais podem ser deduzidas de sua renda bruta e ajudar a diminuir seu passivo fiscal. 

Alguns dos recibos que você deve economizar incluem despesas de viagem de negócios, compra de equipamentos, custos de seguro e custos de marketing. Estas devem ser divididas em categorias separadas dentro de seu software de contabilidade, o que facilita a organização e a compreensão de suas despesas comerciais. 

Algumas despesas comerciais podem ser anuladas, como uma perda em sua declaração de Imposto de Renda. Isso é feito pegando o valor gasto e deduzindo qualquer reembolso que você receba da empresa. Qualquer quantia que não for reembolsada será considerada uma perda.

Estabelecer um rastreamento fiscal adequado

O acompanhamento de suas despesas comerciais tornará mais fácil o arquivamento de impostos. Entretanto, nem todas as despesas podem ser rastreadas até a fonte. Isso pode tornar difícil para o CRA verificar suas despesas. A fim de evitar possíveis problemas com o CRA, certifique-se de rastrear todas as suas despesas comerciais até a fonte. Dessa forma, você será capaz de relatá-las com precisão e economizar dinheiro em impostos. 

O rastreamento de suas despesas comerciais pode ser feito de duas maneiras. Você pode rastreá-lo diretamente ou rastreá-lo indiretamente. Você deve tentar rastrear as despesas diretamente sempre que possível. Isso inclui despesas como despesas com veículos, material de escritório e despesas de viagem.

Ter um sistema de gerenciamento de estoque sólido

Todas as empresas são obrigadas a manter o controle de seu inventário. Isso ajuda a acompanhar o custo de cada item, assim como o preço de venda. O sistema de gerenciamento de estoque pode variar de negócio para negócio.

 Alguns sistemas comuns incluem folhas de cálculo, lojas de comércio eletrônico e um sistema híbrido. Se você estiver vendendo produtos on-line, então você pode considerar o uso de uma loja de comércio eletrônico. Estes sistemas de comércio eletrônico permitem gerenciar o inventário, as descrições dos produtos e o envio. 

Você também pode configurar um sistema de pagamento para que os clientes possam comprar produtos e pagar diretamente através do site.

Sempre acompanhe seus custos

É importante acompanhar seus custos ao iniciar um negócio. Isso o ajudará a compreender suas margens de lucro e o ajudará a determinar os preços de seus produtos. 

Além disso, você pode usar esses dados para negociar descontos de fornecedores. Se você tiver uma alta rotação de estoque, seus fornecedores podem lhe fornecer um preço mais baixo para as mercadorias. 

O acompanhamento de seus custos também pode ajudá-lo a prever o fluxo de caixa de sua empresa. Isso facilitará a gestão de seu fluxo de caixa e evitará problemas de fluxo de caixa.

Não pagamento imediato de fornecedores

Se você estiver no ramo de fabricação de materiais, estará recebendo pagamentos de clientes antes da entrega dos materiais. Isso é comum na indústria da construção, pois os empreiteiros precisam dos materiais antes de poderem concluir seus projetos. 

Nessa situação, você deve pagar ao seu fornecedor assim que ele entregar os materiais. Isso assegura que você tenha fundos para concluir seu próximo projeto. Se você tem uma grande dívida com seu fornecedor, é possível que haja a exigência de garantias. Isso pode incluir sua casa, carro ou ações. Você só deve fazer isso se tiver um bom relacionamento com seu fornecedor. Ainda assim, é melhor pagar em dinheiro sempre que possível.

Conte com o auxílio especializado da KIP Soluções

Como empresário, você terá que administrar muitos aspectos de seu negócio, incluindo finanças e contabilidade.

Esse é, muitas vezes, o aspecto mais negligenciado do crescimento de uma pequena empresa, mas é essencial para a saúde de sua empresa, porque fornece a base para o crescimento.

Ao seguir as dicas listadas neste artigo, você será capaz de administrar suas finanças e práticas contábeis de forma mais eficaz. Isso o ajudará a racionalizar sua gestão financeira e a fazer com que sua empresa funcione sem problemas.

Nós, da Kip Soluções, somos uma contabilidade especialista em serviços contábeis e podemos te auxiliar a implantar uma gestão financeira efetiva em sua loja de materiais de construção

Então, entre em contato conosco para que possamos conversar sobre a melhor forma de ajudar você e o seu estabelecimento. 

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Gestão financeira: dicas para manter sua loja de materiais de construção funcionando sem problemas. Leia o artigo e confira mais!
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