IR 2022: Conheça o guia de declaração para este imposto.

Conheca O Guia Completo Pratico E Eficiente Do Ir 2022 Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Rate this post

Guia da declaração de Imposto de Renda

Estar em dia com as declarações do IR 2022 é uma obrigação que deve ser cumprida pelas pessoas físicas e jurídicas. Por isso, é importante saber como elas funcionam. Saiba mais neste artigo!

O Imposto de Renda (IR) é um dos impostos mais importantes do Brasil e os valores recolhidos possuem como destino o governo federal. 

A realização da declaração do IR é uma obrigação de algumas pessoas físicas e todas as pessoas jurídicas. 

Ou seja, se você é pessoa física e gostaria de saber se é obrigado ou não a fazer a declaração, precisa ficar atento aos requisitos.  

A declaração do Imposto de Renda possui como seu maior objetivo fazer com que os contribuintes prestem contas com relação aos rendimentos obtidos em um determinado período. 

Vale destacar, que a declaração do IR 2022 é referente aos valores dos rendimentos referente ao ano anterior, ou seja, 2021. 

A declaração serve para que a empresa ou as pessoas físicas validem que o valor que elas pagam de imposto está de acordo com os seus rendimentos. 

Deixar de fazer a declaração de Imposto de Renda fará com que o não declarante seja multado e entre em dívida com o órgão fiscalizador. 

Por isso, é muito importante que você conheça o nosso guia para o Imposto de Renda 2022 e saiba sobre as particularidades que envolvem essa declaração. 

Elaboramos esse artigo para servir como um guia prático de como declarar o IR 2022 e ainda para tirar suas dúvidas sobre quem é obrigado ou não a declarar. Acompanhe!

IR 2022: entenda quem é obrigado a declarar!

É importante ressaltar que a declaração do Imposto de Renda funciona em duas modalidades: a de pessoas físicas (IRPF) e a de pessoas jurídicas (IRPJ).

Com relação à declaração de pessoas físicas, é essencial que seja dito que nem todas são obrigadas a fazer a declaração e recolher esse imposto. 

Essa obrigação vale para aqueles que se enquadram em alguns critérios preestabelecidos pela Receita Federal. É importante destacar também que os limites de valores do Imposto de Renda 2022 ainda não foram divulgados pela Receita Federal, contudo, elas devem seguir as mesmas regras do ano passado.

Sendo assim, a declaração do IR 2022 para pessoas físicas é obrigatória para os cidadãos que:

  • receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no último ano;
  • tiveram ganho maior que R$ 40 mil em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte;
  • todo investidor pessoa física que negociou ações em bolsa de valores, independente do volume.

Por outro lado, a declaração do IR 2022 para as pessoas jurídicas, ou seja, para as empresas, é obrigatória em todos os casos, sem exceção.

E a forma de declaração, bem como a tributação deste imposto funciona de maneira diferenciada. 

A declaração do IRPJ irá depender do regime tributário em que a empresa está enquadrada, que pode ser: Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Além disso, a declaração precisa ser enviada dentro do prazo estipulado pelo governo, seguindo os parâmetros do modelo de tributação optado pelo negócio. 

Outra característica que diferencia o IRPF do IRPJ é que o destinado às pessoas físicas é cobrado direto da fonte. Por outro lado, o IRPJ é feito por meio das guias DARF ou DAS.

Por esse motivo, a declaração do IR 2022 para pessoas jurídicas é mais complexa e precisa ser realizada com cuidado redobrado. 

Sendo assim, para evitar possíveis erros nas declarações, é essencial contar com a ajuda de profissionais contábeis especializados nesse assunto. 

Como declarar o IR 2022?

Para fazer a declaração do IR 2022, será necessário acessar o website da Receita Federal e baixar o software gerador de declarações. 

O download é gratuito e pode ser realizado por meio de dispositivos, como notebooks, tablets e smartphones, por exemplo. 

Depois de instalado o programa, será necessário realizar um login. Para as pessoas físicas, será o CPF e para as pessoas jurídicas, o CNPJ.

Em seguida, preencha os dados que serão solicitados. 

É muito importante que os documentos sejam separados com antecedência para que no momento do preenchimento não haja esquecimentos. 

Para a declaração de pessoas físicas, comece a separar antecipadamente os documentos pessoais, os informes de rendimentos, recibos de despesas com atendimento médico e odontológico.

Além desses, serão necessários também informes de rendimentos bancários, aplicações financeiras, entre outros.  

Com relação ao IRPJ, devido ao volume maior de movimentação financeira, a quantidade dos comprovantes e recibos será muito maior. 

Por esse motivo, é muito importante manter as finanças da empresa sempre bem organizada para que não ocorram informações divergentes no momento da declaração. 

Lembrando que caso as empresas ou pessoas físicas prestem informações inverídicas, elas estarão sujeitas a multas. 

Sendo assim, antes de enviar os dados de maneira definitiva, é importante realizar a conferência dos dados que foram informados. 

A declaração do IR 2022 precisa ser feita com calma e por pessoas capacitadas, dessa forma, contar com profissionais competentes para isso é uma alternativa para evitar riscos.

A KIP Soluções pode ajudar você e a sua empresa!

Como vimos, a declaração do IR 2022 é obrigatória para as empresas e para algumas pessoas físicas que se enquadram nos critérios da Receita Federal. 

Por isso, é importante que você saiba como fazê-la da maneira correta para que sejam evitados problemas que podem resultar em multas. 

Além disso, o IR 2022 para as empresas possui um grau de complexidade ainda maior do que o das pessoas físicas, por esse motivo, é essencial contar com o auxílio de profissionais. 

Nós, da KIP Soluções, possuímos expertise em gestão tributária e vasta experiência em declaração de Imposto de Renda. Além disso, dispomos de profissionais altamente competentes que irão tirar todas as suas dúvidas referentes a essa declaração. 

Sendo assim, coloque a responsabilidade da sua declaração nas mãos de quem possui experiência, só assim você evitará problemas. 

Afinal, estar em dia com as obrigações fiscais é muito importante tanto para os contribuintes quanto para a saúde financeira dos negócios. Então não perca mais tempo e entre em contato agora mesmo!

Para falar conosco, basta clicar no ícone do WhatsApp no canto da tela. 

Estamos te aguardando!

Contratar um profissional para me auxiliar no processo de declaração do Imposto de Renda!

Summary
IR 2022: Conheça o guia de declaração para este imposto.
Article Name
IR 2022: Conheça o guia de declaração para este imposto.
Description
Leia nosso artigo e acompanhe todas as dicas para realizar a declaração de Imposto de Renda de forma simples!
Author
Publisher Name
KiP Soluções Contabilidade

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

Rate this post Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a tributação

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

Rate this post Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode gerar

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

Rate this post Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer o

Migrar De Mei Para Me Descubra Como Fazer Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Migrar de MEI para ME: como fazer?

Rate this post Entenda como deve ser feito o procedimento de migrar de MEI para ME Precisa saber como migrar de MEI para ME? Leia o artigo que preparamos e entenda! Um dos objetivos de quem recolhe como Microempreendedor Individual

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
07 - KiP  Soluções Contabilidade