PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

5/5 - (1 vote)

Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora

Como muito falado, a tributação no Brasil é, sim, uma causa de grandes dores de cabeça nos empreendedores, afinal ter que lidar com uma enorme carga tributária e com uma alta complexidade na legislação desfoca a atenção do empreendedor de assuntos importantes relativos ao sucesso financeiro do negócio.

Esse é o caso do PIS e da Cofins. Quando se trata de produtos monofásicos, há, ainda, uma larga margem de dúvida nos empresários de como funcionam e como agir para não ter problemas relativos a esse tipo de tributação.

Por isso mesmo, neste artigo, preparamos um guia prático para mostrar como funcionam o PIS e a Cofins e tudo a respeito de produtos monofásicos. Então, continue lendo e veja tudo que você precisa saber sobre o assunto.

Tenha uma boa leitura!

Quer saber mais sobre a tributação brasileira? Veja os artigos listados abaixo e fique por dentro de assuntos que são de grande importância do ponto de vista tributário.

O que são o PIS e a Cofins?

O PIS e a Cofins são impostos distintos, eles estão previstos na Constituição Federal.

O Cofins trata-se da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, e o PIS se refere a Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público –PIS/PASEP.

O que são os produtos monofásicos?

Os produtos monofásicos são aqueles que seguem a tributação monofásica, por exemplo, em uma cadeia produtiva de produtos alimentícios – fabricante, importador, atacadista, varejista – apenas um tem a responsabilidade sobre o pagamento do imposto que incide sobre os produtos monofásicos. Para entender melhor, no próximo tópico, especificamos a tributação monofásica.

Como funciona a tributação monofásica?

Na tributação monofásica, o fisco utiliza as primeiras etapas do deslocamento de mercadorias para centralizar a tributação relativa ao PIS e à Cofins, ou seja, na produção e na importação dessas mercadorias. 

Nesse processo, são aplicadas alíquotas maiores em relação aos incidentes normalmente sobre o valor do faturamento de tal produto. Desse modo, nas demais etapas, as alíquotas podem, de modo legal, ser desoneradas pela isenção, não incidência e alíquota zero.

Daí que surge o nome tributação monofásica, pois a tributação sobre o produto monofásico é concentrada em apenas uma fase, que, no caso, é relativa à fase inicial.

O apoio contábil é fundamental para a tributação correta em sua empresa

Nem pagar muito, muito menos pagar pouco, os impostos devem ser pagos de acordo com a lei, desse modo deve-se seguir todas as especificações para não ter prejuízos com a tributação.

Pagar impostos a mais acontece e não é financeiramente saudável. Por outro lado, pagar impostos a menos do que o devido pode causar sérios problemas com o fisco, o que pode levar a sua empresa a sofrer com multas e penalidades.

O profissional da área contábil é quem tem conhecimento necessário para analisar as possibilidades de reduzir os custos com a tributação de uma maneira correta, ou seja, pagar o necessário e apenas o necessário. Somente com esse auxílio especializado é possível não apenas entender a tributação, mas também manter uma gestão tributária adequada e efetiva.

KIP Soluções 

Com a KIP Soluções, você encontra uma empresa especializada para lidar com os assuntos tributários em sua empresa, além, é claro, de contar com um quadro de funcionários comprometidos em levar as melhores soluções para o seu negócio solucionar as questões e se desenvolver no mercado de atuação sem ter medo de ter problemas com o fisco em decorrência da tributação.

Garantimos uma tributação justa para você não ter que pagar ao governo mais que o previsto em lei.

Fale agora com um profissional da KIP Soluções e encontre a solução ideal para seu problema.

SAIBA GERENCIAR CORRETAMENTE A TRIBUTAÇÃO DE MONOFÁSICOS EM SUA EMPRESA, CONTE COM A KIP SOLUÇÕES

Summary
PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos
Article Name
PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos
Description
Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos.
Author
Publisher Name
KIP
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

5/5 – (1 vote) Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

5/5 – (1 vote) Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

5/5 – (1 vote) Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top