Passo a passo para realizar a precificação de produtos e de serviços de forma justa e lucrativa!
Conheça as etapas do processo de precificação de produtos e serviços e saiba como garantir que tudo seja feito da forma correta Atuar com prestação de serviços exige um cuidado e um empenho minuciosos para prezar sempre pela qualidade, pelos diferenciais e para, assim, consolidar uma boa carteira de clientes. Dentre os aspectos que são decisivos para o êxito da sua atuação, devemos também destacar o preço que é definido em relação ao seu serviço. Por isso, neste conteúdo vamos justamente falar sobre a precificação de produtos e de serviços e sobre qual o passo a passo para equilibrar preços justos com a lucratividade que você almeja.
Precificação de produtos e de serviços: entenda a importância
O preço é a definição do valor de capital atribuído a cada produto ou a cada serviço para que possa ser obtido, logo é algo inerente à nossa sociedade desde que a relação por moeda de troca foi definida. Entretanto, apesar de algo comum, nem sempre os profissionais entendem de forma completa a importância deste processo e o impacto gerado no desenvolvimento do negócio. Inclusive, os principais pontos de importância são:
- Faz com que seus serviços sejam competitivos no mercado;
- Gera o faturamento da empresa;
- Permite que você se destaque da concorrência;
- Gera lucratividade.
Todos esses pontos são fundamentais para o desenvolvimento e para o crescimento do seu negócio com um financeiro estável.
Passo a passo para a precificação de produtos e de serviços
Agora que você já tem o contexto de importância desse processo e sabe que ele tem um impacto direto e significativo no desempenho do seu negócio, vamos apresentar um passo a passo para que você entenda como é feita a precificação.
Mapeamento dos custos
A primeira etapa consiste no mapeamento de todos os custos existentes para que a sua atividade como prestador de serviços possa ser realizada. Ou seja, devem ser considerados tais aspectos:
- Custos com insumos e com ferramentas;
- Locomoção – caso atenda a domicílio;
- Custos da infraestrutura do seu negócio;
- Funcionários; entre outros.
É importante que este mapeamento seja completo, de forma a garantir que o faturamento do seu negócio seja capaz de arcar com os custos existentes.
Estudo do mercado
Estudar o mercado vai permitir que você tenha uma percepção sobre quais estão sendo os preços praticados pela concorrência, bem como quanto o seu público-alvo está disposto a pagar pelo serviço que você oferece. Com isso, é importante que seu preço seja condizente com a realidade do seu negócio, porém não fique muito acima ou abaixo da média.
Ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio consiste no mínimo necessário de faturamento para cobrir todos os custos do negócio. Ou seja, é preciso que o ponto de equilíbrio seja sempre atingido e, para ter lucro, é preciso ultrapassá-lo.
Margem de lucro
Por fim, a precificação de produtos e de serviços deve considerar a margem de lucro para que o negócio, de fato, gere excelentes resultados.
Garanta uma precificação impecável aos seus serviços!
Como você pode ver, o processo de precificação envolve diversas etapas, por isso é de extrema importância que todas sejam realizadas de forma atenta e impecável, a fim de que todos os resultados sejam positivos. Para isso, ter o suporte de especialistas é de extrema importância, e você pode contar conosco, da KiP Soluções! Somos uma contabilidade especializada em atender às demandas de prestadores de serviços e preparada para garantir os preços ideais. Basta entrar em contato conosco agora mesmo pelo ícone do WhatsApp.
Para isso, basta acessar a área de contato, preencher o formulário disponível e nos enviar sua mensagem para que um de nossos especialistas entre em contato com você em breve!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!