Reposição e controle do estoque: desafios importantes que podem ser vencidos.

Descubra Com Ofazer O Controle E A Reposicao De Estoque Em Sua Loja De Material De Construcao Blog (1) - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Rate this post

Por que a reposição e o controle de estoque são essenciais para uma loja de construção?

Erros e falhas na reposição e no controle do estoque podem ocorrer quando a loja não busca realizar a gestão do estoque de forma eficiente. Isso traz consequências negativas para a empresa.

Não deixe de ler este artigo para entender como melhorar esse processo em seu negócio. Confira.

A reposição e o controle de estoque, se não forem bem gerenciados, podem comprometer a rentabilidade e a qualidade do atendimento de uma loja de materiais de construção.

Por isso, essas atividades são grandes desafios que o lojista encontra todos os dias, pois essa área possui grande demanda de atendimento.

Esses erros podem gerar sérios problemas para a imagem da empresa.

É fundamental que o gestor da área esteja atento a todos os problemas para solucioná-los rapidamente e, assim, fidelizar os clientes com um bom atendimento.

Mas a fim de evitar que esses problemas ocorram, a loja deve estar atenta à atividade de reposição e controle de estoque.

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um artigo com as principais questões que envolvem o tema.

Reposição e controle de estoque: como fazer uma reposição estratégica?

A reposição em sua loja necessita acompanhar o giro do estoque. Por isso, ela deve ser feita estrategicamente.

Para que isso aconteça, preste atenção nesses diversos pontos:

  • realize a previsão de venda pelo consumo;
  • conheça seu público-alvo;
  • verifique todo o processo de compra, inclusive a entrega, de seus fornecedores e identifique a necessidade de limite de estoque para realizar nova compra;
  • procure ter um ótimo relacionamento com os fornecedores para conseguir condições de compras melhores.

Para realizar uma reposição de estoque com eficiência é preciso ter orçamentos previamente definidos e os principais fornecedores do setor analisados. 

Somente com todas as informações de como funciona o mercado será possível realizar uma ótima negociação.

Identifique os diferenciais desses fornecedores, a qualidade dos materiais, a reputação da empresa e tudo mais que possa guiar a escolha do fornecedor ideal.

Procure automatizar o controle dos pedidos, a fim de minimizar erros e agilizar o processo. Só assim a empresa terá uma reposição e um controle de estoque mais eficientes.

Qual o papel do controle do estoque para o setor de materiais de construção?

A reposição e o controle de estoque são fundamentais na área de construção, principalmente por se tratar de um setor no qual há uma busca constante por produtos e o portfólio é muito grande.

Portanto, a loja não pode correr risco de faltar itens importantes, enquanto há outros de baixa demanda em excesso no estoque.

É necessário ter equilíbrio, e unir controle e estratégia de forma eficiente. A empresa deve analisar seu estoque de maneira precisa.

A empresa necessita conhecer quais os produtos e materiais mais vendidos, assim como quais deles devem ser repostos rapidamente. 

Ou ainda os que precisam de uma armazenagem diferenciada, quais têm menor demanda e muitas outras informações importantes para manter a reposição e o controle do estoque eficientes.

Sem essas informações, a loja de material de construção pode enfrentar problemas de escassez de produtos e perder vendas importantes.

Bem como pode possuir estoque encalhado e produtos que foram comprados além da demanda de vendas.

Quais os erros mais comuns na reposição e controle de estoque?

Conheça os erros mais comuns cometidos pelas empresas na hora de reposição e controle de estoque.

  • Falta de produtos 

Se um cliente está realizando uma reforma em casa e necessita de um item importante para concluir, mas que acabou no meio do processo, ele vai à loja, certo? No entanto, ao chegar na loja de material de construção, o item está em falta. O que a maioria dos clientes faz? Busca outra loja.

Portanto, uma loja não pode deixar faltar produtos em seu estoque. Esse é um grande desafio da reposição e controle de estoque.

Por isso, é importante conhecer a demanda e controlar a saída de materiais. 

Só assim a empresa saberá o momento da compra ideal para que não haja excessos e nem riscos de faltar o produto.

Essa falta compromete o processo de produção e gera uma imagem negativa para a loja. Além de impactar o faturamento no final do mês.

  • Mercadorias em excesso

Do mesmo jeito que a falta de produtos pode gerar um prejuízo, o excesso de itens também. Produtos encalhados podem estragar ou danificar ao ficarem muito tempo parados. 

Muitos materiais têm até prazo de validade, como caso de tintas, removedores, entre outros.

Além disso, esses produtos ocupam espaço que poderia ser utilizado por itens que realmente giram com maior rapidez.

Por isso, não deixe de avaliar a necessidade de cada item antes de comprá-los. Só assim não prejudicará a gestão de reposição e controle de estoque.

  • Armazenamento inadequado

A loja deve estar atenta à fragilidade dos itens que são vendidos, ou seja, materiais que necessitam de uma estocagem diferenciada.

Isso evita que haja avarias ou perdas em determinados materiais. É o caso de azulejos, pisos, vidros e outras peças mais delicadas.

O gestor do estoque necessita realizar um planejamento de estoque para que não haja perdas, evitando que a empresa perca um dinheiro já que não será possível recuperar.

A análise eficiente desses pontos fará com que a empresa consiga realizar a reposição e o controle de estoque de forma eficiente.

  • Evite controlar o estoque de forma manual

Um dos erros mais comuns da reposição e controle de estoque é realizar esse processo de forma manual.

Isso aumenta os riscos de falhas e erros na hora do monitoramento e até da compra do produto.

Por isso, a loja de material de construção deve fazer uso de ferramentas tecnológicas, como softwares de gestão e controle.

Ao realizar um preenchimento equivocado, o colaborador gera inconsistências em dados que podem prejudicar todo o controle. 

Por exemplo, se alguém equivocadamente preencher que há 10 itens no estoque ao invés de 1, teremos uma falsa informação de peças no estoque.

Isso, inclusive, pode impedir a loja de realizar novas compras, e certamente vai acarretar falta de produtos e perda de vendas.

Dessa forma, a empresa precisa automatizar o máximo de etapas possíveis e, assim, garantir que os erros sejam minimizados.

KIP: uma contabilidade especializada em materiais de construção

A reposição e o controle de estoque são etapas desafiadoras do processo de gestão de uma loja de materiais de construção.

Mas quando realizado de forma adequada traz vantagens para a empresa, incluindo aumento do faturamento, redução das perdas e uma ótima experiência de compra por parte dos clientes.

Portanto, é fundamental que a empresa cuide para que não haja excessos e nem faltas em seu estoque.

E nós, da KIP, vamos ajudar você a ter um controle mais eficiente sobre o seu estoque. Clique no ícone do WhatsApp e entenda como.

Conte com a gente para ajudar você a controlar o seu estoque!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

Rate this post Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a tributação

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

Rate this post Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode gerar

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

Rate this post Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer o

Migrar De Mei Para Me Descubra Como Fazer Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Migrar de MEI para ME: como fazer?

Rate this post Entenda como deve ser feito o procedimento de migrar de MEI para ME Precisa saber como migrar de MEI para ME? Leia o artigo que preparamos e entenda! Um dos objetivos de quem recolhe como Microempreendedor Individual

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
07 - KiP  Soluções Contabilidade