Saiba a importância de fazer o treinamento de funcionários para a sua farmácia

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Treinamento de funcionários: entenda a sua importância e o quanto ele pode impactar positivamente no faturamento da sua farmácia.

Oferecer treinamento de funcionários é indispensável, se você deseja melhorar o andamento dos processos realizados na sua farmácia. Leia o nosso artigo para saber mais!

Manter os colaboradores de sua empresa capacitados é um grande desafio para qualquer segmento empresarial. Para que isso ocorra, é necessário o investimento em treinamento de funcionários.

De maneira geral, empresários e gestores não costumam caracterizar o treinamento de funcionários como algo indispensável para o bom funcionamento de um negócio. 

Na maioria das vezes, as desculpas para deixar de lado o treinamento de funcionários estão atreladas ao custo financeiro e ao tempo para fazer a capacitação. 

Não fornecer esse treinamento é um erro grave que pode influenciar negativamente nos números de faturamento da sua empresa. 

É importante destacar que se o treinamento for mal aplicado, certamente haverá um desperdício de tempo e dinheiro.

Por isso, estamos aqui para auxiliá-lo a investir da forma correta no treinamento dos funcionários da sua farmácia. 

Elaboramos esse post para falar sobre a importância do treinamento de funcionários. Além disso, reunimos algumas dicas para auxiliá-lo nesse processo de capacitação dos colaboradores. 

Quais são as vantagens do treinamento de funcionários?

O empresário que investe no treinamento dos funcionários da sua farmácia recebe de volta inúmeras vantagens, pois com a capacitação da equipe, os resultados são mais eficientes. 

Dessa forma, funcionários bem treinados representam uma maior satisfação de clientes, aumento na produtividade, bem como redução na contratação de novos funcionários. 

Ou seja, fazer o treinamento de funcionários, além de aumentar o faturamento do seu negócio, evita a rotatividade de colaboradores.

Se a sua equipe estiver bem treinada, ela conseguirá oferecer uma experiência de compra muito mais interessante e satisfatória ao cliente do estabelecimento. 

Com uma boa preparação em aplicar técnicas de vendas, será possível agregar mais valor ao atendimento, o que pode resultar em uma valorização do seu ticket médio. 

No entanto, essas vantagens só poderão ser desfrutadas se houver, de fato, um investimento significativo no treinamento de funcionários da sua farmácia. 

Posso contratar profissionais já capacitados? 

Sim, é possível contratar profissionais já prontos e não investir em capacitação. Mas saiba que esses tipos de colaboradores não são tão fáceis de estarem disponíveis no mercado. 

Além disso, quando são encontrados, costumam solicitar salários maiores, devido às suas experiências e qualificações. 

De modo geral, realizar um processo seletivo para buscar esse tipo de funcionário pode levar tempo e, ainda, é possível que você não esteja disposto a pagar pelo salário que ele solicitará. 

Contratando profissionais já “prontos”, você ainda correrá o risco de contratar pessoas que possuem alguns vícios na execução de processos. 

Tais vícios podem representar sérios problemas, caso as operações de sua farmácia tenham processos específicos e bem definidos. 

Outra questão que deve ser analisada é sobre qual maneira seria menos difícil e custosa para a sua empresa. 

Por isso, você precisa ponderar se é mais vantajoso treinar um profissional que tem potencial, moldando-o ao modo de trabalho da sua farmácia, ou tentar adequar um profissional a seguir os processos preestabelecidos pela sua empresa.

Dessa maneira, se você optar por investir no treinamento de funcionários, vale a pena seguir alguns temas fundamentais para a capacitação do seu pessoal, são eles: 

  • capacitação em abertura e fechamento de caixa;
  • atendimento farmacêutico especializado;
  • venda de medicamentos com entrega delivery;
  • gestão de estoque;
  • descarte de medicamentos;
  • produtos vencidos;

Além desses, o treinamento para exposição de produtos também é uma excelente capacitação, pois, por meio dela, os clientes são atraídos. 

Dicas para realizar o treinamento de funcionários

A primeira dica para realizar um bom treinamento de funcionário é que você identifique quais são as maiores deficiências presentes em sua equipe. 

Para isso, faça os seguintes levantamentos:

  • Eles atendem bem perfis diferentes de clientes?
  • Conhecem as técnicas básicas de vendas?
  • Possuem conhecimento com o sistema de gestão computadorizado da farmácia?
  • Existe algum problema de relacionamento interno?
  • Estão cumprindo com as obrigações cotidianas com eficiência e qualidade?

Após fazer o levantamento de todos esses pontos, é importante saber quais são os que possuem mais problemas.

Dessa forma, se a maior parte dos colaboradores apresentarem dificuldade com o sistema de gestão automatizado, por exemplo, isso irá atrapalhar a produtividade e a agilidade no atendimento.

Um exemplo de solução para esse problema é verificar se a empresa responsável pelo sistema possui algum treinamento, seja de forma on-line ou presencial.

Antes de realizar o treinamento de funcionários, é preciso se certificar que o profissional que irá oferecer o treinamento é mesmo capacitado e possui didática. 

Pois, em alguns casos, com o objetivo de poupar dinheiro, é comum que as empresas façam contratação de pessoas que não possuem qualificação no que estão dizendo.

Também é importante considerar se o profissional tem didática para transmitir o treinamento, pois pode ocorrer de uma pessoa ser capacitada, mas não saber se expressar. 

E isso fará com que a equipe compreenda pouco ou quase nada sobre o que deveria ter sido transmitido. 

Garantir a participação do colaborador, que realmente precisa do treinamento de funcionário, é essencial. 

Por isso, faça um planejamento detalhado que permita que esses funcionários tenham a oportunidade de realizar essa capacitação.

De preferência, esse treinamento deverá ocorrer fora do horário de trabalho.

KIP Soluções: ajudando a potencializar os resultados da sua farmácia

A empresa que investe no treinamento de funcionários recebe em troca várias vantagens como, por exemplo, o aumento do seu índice de vendas e faturamento. 

Dessa forma, fica evidente que profissionais capacitados atendem melhor os clientes que vão ao estabelecimento, tornando a experiência de compra satisfatória.

Ter colaboradores capacitados possibilita um melhor atendimento e, consequentemente, o aumento do número de clientes e vendas.

Tudo isso, juntamente a um planejamento financeiro eficiente, irá proporcionar o aumento da lucratividade da sua farmácia, assim com uma gestão mais eficiente.

Assim, é muito importante contar com o auxílio de um profissional contábil especializado no seu segmento para te auxiliar nesse processo.

E nós, da KIP Soluções, somos especialistas em contabilidade para farmácias e vamos traçar as melhores estratégias para a otimização dos resultados da sua farmácia.

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