Simples Nacional: saiba como solicitar o enquadramento tributário.

Conheca Como Pedir O Enquadramento Do Su Negocio No Simples Nacional Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Rate this post

Descubra como solicitar o enquadramento ao Simples Nacional em 2022

Se você deseja fazer a troca do regime tributário  do seu negócio para o do Simples Nacional, com a chegada do mês de janeiro, é hora de se organizar.

No mundo empresarial, a chegada de um novo ano também possibilita novas oportunidades, e, por isso, muitos empresários decidem optar pelo regime tributário simplificado, o Simples Nacional.

Elaboramos este post para explicar o passo a passo de como solicitar o enquadramento tributário para esse regime.

E, se você quer saber como pedir o enquadramento, é só continuar com a gente até o final.

Simples Nacional: o que é?

O Simples Nacional nada mais é que um regime de tributação que é direcionado para micro e pequenas empresas que possuem faturamento de até:

  • 360 mil por ano para microempresa;
  • 4,8 milhões para empresas de pequeno porte.

O regime do Simples Nacional ainda inclui os microempreendedores individuais, os MEIs.

O objetivo principal desse regime tributário é diminuir os custos e a burocracia para as empresas de micro e pequeno porte.

Para isso, foi criado um sistema que unifica os tributos a serem recolhidos.

Além disso, as empresas que optam por esse regime têm a possibilidade de resolver grande parte de suas questões tributárias e fiscais por meio do Portal do Simples Nacional.

Um aspecto importante sobre esse regime é que sua guia de pagamento reúne vários impostos que podem ser pagos de uma única vez e em um só documento.

Dessa forma, simplifica o pagamento, pois o empreendedor não precisará emitir uma guia para cada imposto, já que todos estão unificados em uma só.

A guia de recolhimento deve ser emitida através do site do próprio Simples Nacional e possui o vencimento até o dia 20 de cada mês.

Como solicitar o enquadramento no Simples Nacional

Como dito anteriormente, a mudança de regime tributário pode ser feita somente no início de cada ano, ou seja, no mês de janeiro.

Sendo assim, para as empresas que já são atuantes, o pedido de enquadramento deve ser solicitado até o último dia útil do mês de janeiro de 2022.

Para solicitar o enquadramento, o empreendedor precisa acessar o site do Portal do Simples Nacional, clicar na opção “Serviços”, em seguida clique em “Opção” e selecione a alternativa de “Solicitação de Opção pelo Simples Nacional”.

É  de suma importância destacar que, após feita a solicitação pelo seu novo regime tributário, ele será irrevogável durante todo o ano-calendário.

Ou seja, caso o empreendedor se arrependa de ter feito a troca de regime ele terá que aguardar até o próximo ano para realizar a nova mudança na modalidade tributária.

Motivos que impedem de optar pelo Simples Nacional

Existem algumas situações que impossibilitam que uma empresa se enquadre no Simples Nacional, uma delas diz respeito ao limite de faturamento anual, como já havíamos dito anteriormente.

Assim, o faturamento não pode ser superior a 4.8 milhões ao ano. Além disso, se existir algum débito da empresa com as Fazendas Federais, estaduais ou municipais.

Se a empresa possuir algum sócio que resida no exterior também será impedida de realizar enquadramento neste regime de recolhimento tributário.

Outra situação que impede que uma empresa solicite enquadramento é caso ela seja obrigada a optar pelo regime de Lucro Real.

Isso vale para empresas que têm lucros ou algum tipo de rendimento advindos do exterior, por exemplo.

Também será impedida de optar pelo Simples Nacional empresas que realizam cessão ou locação de mão de obra.

Empresas iniciando as suas atividades

Anteriormente explicamos como solicitar o enquadramento para as empresas que já são atuantes no mercado.

Agora falaremos a respeito daquelas que estão iniciando suas atividades.

As empresas novas que desejam optar pelo Simples Nacional têm o prazo para solicitar enquadramento em até trinta dias, esses são contados a partir do último dia de aprovação de inscrição.

E isso precisa ocorrer antes de 180 dias da abertura do CNPJ.

Caso a empresa ultrapasse o prazo que citamos anteriormente, ela só poderá solicitar um novo enquadramento em janeiro do próximo ano, quando se inicia um novo ano-calendário.

Como acompanhar o andamento da solicitação

É possível que o empreendedor faça o acompanhamento dos processamentos parciais e ainda o resultado final da requisição.

Para isso, ele precisa acessar o mesmo site do Portal do Simples Nacional e clicar na opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.

Se por algum motivo a sua requisição de enquadramento for recusada, a ciência da comunicação se dará a partir do momento em que for feita a consulta eletrônica no sistema.

Serão apontadas as irregularidades e os motivos pelos quais a sua empresa não obteve o enquadramento e será possível realizar a contestação do indeferimento.

A contestação deve ser feita diretamente no órgão em que foram identificadas as irregularidades que fizeram com que a empresa tenha sido impedida de ingressar no Simples Nacional.

O empreendedor deve procurar a administração tributária após ter sido comunicado da não possibilidade do seu enquadramento.

Contrate a KIP Soluções para auxiliar na mudança do enquadramento

Como vimos, a mudança do enquadramento tributário é uma decisão muito importante, seja para empresas que já são atuantes no mercado, como para aquelas que estão iniciando suas atividades econômicas.

Por isso, é de suma importância que seja feito com muita calma e segurança, pois, se a escolha da troca de regime for equivocada, poderá trazer prejuízos financeiros graves para a empresa.

Dessa forma, fica evidente a necessidade de buscar por uma ajuda especializada no assunto.

Nós temos um time técnico especialista que está disponível para solucionar todas as suas dúvidas e oferecer soluções contábeis e tecnológicas que vão promover o crescimento do seu negócio.

Se você quiser falar conosco, é só entrar em contato com nosso time de especialistas. Para isso, é só clicar no ícone do WhatsApp presente no canto inferior direito da sua tela.

Aguardamos você!

ENTRAR EM CONTATO!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Pis E Cofins Entenda Tudo Que Voce Precisa Saber Sobre Produtos Monofasicos Blog - KiP  Soluções Contabilidade

PIS e Cofins: entenda agora tudo sobre produtos monofásicos

Rate this post Você sabe o que são produtos monofásicos? Essa informação é extremamente importante para uma grande diversidade de empreendimentos. Neste artigo, você encontra um guia sobre PIS, Cofins e produtos monofásicos, veja agora Como muito falado, a tributação

Confira Agora Mesmo Todos Os Detalhes Sobre A Recuperacao De Credito Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Recuperação de crédito tributário: como proceder?

Rate this post Confira como efetuar a recuperação de crédito tributário A recuperação de crédito tributário é importante para que consiga ganhar fôlego e obter novos recursos financeiros para o seu empreendimento O pagamento de impostos em excesso pode gerar

Conheca As Principais Distincoes Do Regime Tributario Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Conheça as principais distinções do regime tributário

Rate this post Ainda não tem um regime tributário no seu negócio? Entenda as principais diferenças e faça a escolha do regime tributário que melhor lhe atende Ter um negócio demanda que você realize diversas ações para conseguir fazer o

Migrar De Mei Para Me Descubra Como Fazer Blog - KiP  Soluções Contabilidade

Migrar de MEI para ME: como fazer?

Rate this post Entenda como deve ser feito o procedimento de migrar de MEI para ME Precisa saber como migrar de MEI para ME? Leia o artigo que preparamos e entenda! Um dos objetivos de quem recolhe como Microempreendedor Individual

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Back To Top
07 - KiP  Soluções Contabilidade